Governo do Estado do Rio de Janeiro
Acessibilidade na Web Aumentar letra Diminuir letra Letra normal
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO

Estrutura

O decreto estadual nº 44.103, de 12 de março de 2013, que regulamentou a lei 6.335/12, determinou que a Comissão seria constituída por sete membros. Inicialmente, a composição do colegiado era formada por Álvaro Caldas, jornalista, ex-membro do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e ex-preso político; Eny Moreira, advogada de presos políticos, idealizadora e co-autora do Projeto Brasil Nunca Mais; Geraldo Cândido, sindicalista e ex-senador da República; João Ricardo Dornelles, advogado e professor da PUC-Rio; Marcello Cerqueira, advogado de presos políticos e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1964; e Nadine Borges, advogada, ex-coordenadora da CEMDP, ex-Secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e assessora da CNV.

A presidência da CEV-Rio ficou a cargo de Wadih Damous, advogado trabalhista, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB e ex-presidente da Seccional do Rio de Janeiro da OAB por dois mandatos (2007-2009 e 2010-2012). Em junho de 2014, a presidência foi assumida interinamente por Nadine Borges. Wadih Damous retoma a presidência em outubro do mesmo ano ficando até junho de 2015, quando Rosa Cardoso da Cunha é nomeada presidente da Comissão da Verdade do Rio. Rosa é advogada, atuou em defesa de presos políticos e foi membro da CNV.

Em 7 de agosto de 2015, Vera Ligia Huebra Neto Saavedra Durão, jornalista e ex-presa política, juntou-se à equipe.

Os seguintes nomes compuseram, ao longo de dois anos e oito meses, a equipe da CEV-Rio:

Secretaria Executiva: Virna Virgínia Plastino.

Assessoria: Ana Carolina da Cunha Borges Antão; Ana Carolina Grangeia Cardoso; Andrea Bandeira de Mello Schettini; Antonio Henrique Lago; Caroline Cunha Faria; Denise Assis Dulci; Diego Moreira Maggi; Fabio de Almeida Cascardo; Lucas Pedretti Lima; Marcelo José Cruz Auler; Natália Cindra Fonseca; Pedro Antonio Sarno Bomfim; Vítor de Lima Guimarães.

Assessoria de Comunicação: Renata de Sequeira Sigarro.

Assessoria Administrativa: Fernanda Pires Gonçalves Lira; Marta Regina Pinto Pinheiro.

Estagiários: Ana Carolina da Silva Feliciano; Julia Araújo Ferreira da Silva; Juliano de Souza Oliveira Patiu; Rebeca Síntique Nunes da Silveira.

Relatório Final
Clique e leia na íntegra
Pesquisas FAPERJ
Veja todas as pesquisas
Pesquisas dos Colaboradores
Nossas redes sociais
Twitter Facebook YouTube
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO