Governo do Estado do Rio de Janeiro
Acessibilidade na Web Aumentar letra Diminuir letra Letra normal
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO

Notícias

27/07/2015
Encontro com representantes das comissões municipais instaladas no Estado do Rio de Janeiro

Reunião definiu como será colaboração para o relatório final da CEV-Rio


Ao longo desta sexta-feira (27/06), a equipe da Comissão da Verdade do Rio se reuniu com representantes das comissões municipais instaladas no Estado do Rio de Janeiro para discutir a elaboração do relatório final do órgão, que será lançado em novembro deste ano. Pesquisadores de sete, das nove comissões instaladas, participaram do encontro. Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Duque de Caxias, Macaé e Petrópolis puderam apresentar o resultado dos trabalhos que foram feitos até o momento e indicaram contribuições para auxiliar a CEV-Rio.


João Ricardo Dornelles, membro da CEV-Rio, mediou os trabalhos pela manhã e fez a apresentação da proposta de sumário elaborada pela equipe da CEV-Rio. “Montamos uma primeira versão desse sumário, mas a ideia é que as comissões municipais indiquem como podem contribuir, mas, também, fazendo adendos e sugestões para dar mais precisão à estrutura do relatório final“.


Ex-presidente da CEV-Rio, Wadih Damous, esteve no início do encontro e adiantou que, no segundo semestre vai trabalhar, na Câmara dos Deputados, a questão da memória e verdade: “Essa é uma pauta que estou comprometido e quero dar andamento no Congresso", disse ele que completou:


“Fico muito contente em ver a nossa comissão funcionando e em saber que há essa mobilização para o relatório final. As comissões municipais terão uma contribuição muito importante para esse relatório e é muito bom ver que estão cumprindo com suas tarefas".


As comissões municipais vão contribuir, principalmente, na identificação de locais de memória, como Clube Ypiranga (Macaé), Casa da Morte (Petrópolis), Caio Martins (Niterói), Ilha das Flores (São Gonçalo), entre outros. Além disso, eles colheram inúmeros depoimentos que ajudam a contar como a repressão atingiu essas cidades. A ideia é que possamos publicar, na íntegra, na versão digital do relatório da CEV-Rio, os relatórios feitos por essas comissões.

Relatório Final
Clique e leia na íntegra
Pesquisas FAPERJ
Veja todas as pesquisas
Pesquisas dos Colaboradores
Nossas redes sociais
Twitter Facebook YouTube
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO