Governo do Estado do Rio de Janeiro
Acessibilidade na Web Aumentar letra Diminuir letra Letra normal
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO

Notícias

18/09/2015
CEV-Rio participa da I Jornada pela Memória, Verdade e Justiça em Petrópolis

Defender a necessidade da regulamentação da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis junto ao poder executivo e a luta pela desapropriação da Casa da Morte e sua transformação em um Centro de Memória foram os principais assuntos debatidos na I Jornada pela Memória, Verdade e Justiça, que aconteceu no último dia 12 de setembro, na Câmara Municipal. A equipe da Comissão da Verdade do Rio participou do evento, que foi organizado pelo Grupo Pró Comissão da Verdade de Petrópolis, coordenado pelo professor Eduardo Stotz. Marcelo Auler, assessor da CEV-Rio, destacou a importância da instalação de uma Comissão da Verdade na cidade para dar continuidade às investigações sobre a repressão durante a ditadura militar.


“As novas gerações precisam conhecer, de fato, a história do país como ela realmente aconteceu e para que se evite novos momentos de ditadura e repressão. E, especialmente, como a repressão se abateu m Petrópolis, já que aqui tivemos a Casa da Morte, um centro destacado de prisão e tortura, conhecido por toda a cadeia hierárquica, e com as despesas financiadas pelo Centro de Informações do Exército (CIE)”, disse Marcelo.


O Coral Neehncongapecoranga do Centro de Defesa de Direitos Humanos fez a abertura das atividades, que contou com a presença de familiares de perseguidos políticos como Maria Alves de Quadros, Marcos Quadros e João Quadros, filhos de Fabrício Quadros, dirigente do PCB e um dos líderes da resistência ao golpe na cidade de Petrópolis e Breno Moroni, que falou sobre o desaparecimento da irmã, Jana Moroni, na Guerrilha do Araguaia. O evento contou ainda com a participação dos vereadores Anderson Juliano e Silmar Fortes e do procurador do município Marcus São Thiago.


A próxima Jornada, promovida pelo grupo Pró-Comissão da Verdade, está prevista para acontecer em outubro.
 

Relatório Final
Clique e leia na íntegra
Pesquisas FAPERJ
Veja todas as pesquisas
Pesquisas dos Colaboradores
Nossas redes sociais
Twitter Facebook YouTube
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO