Governo do Estado do Rio de Janeiro
Acessibilidade na Web Aumentar letra Diminuir letra Letra normal
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO

Notícias

17/09/2015
Inês Etienne Romeu, única sobrevivente da Casa da Morte em Petrópolis, recebe homenagem na ALERJ*

A noite de ontem foi marcada pela emoção na entrega da Medalha Tiradentes póstuma à Inês Etienne, ex-militante e única sobrevivente da Casa da Morte, centro de prisão e tortura que funcionou em Petrópolis. A proposta da homenagem foi do mandato do deputado Flavio Serafini (PSOL/RJ) e reuniu, na noite desta quarta-feira (16/09), familiares e amigos de Inês, como Vera Saavedra Durão, membro da Comissão da Verdade do Rio, e uma plateia lotada.


“Inês passava em nossas casas para nos buscar para reuniões. Ela era forte e determinada. Iniciativas como esta são de extrema relevância para não esquecermos o que vivemos e evitarmos que esse capítulo se repita”, disse emocionada.


Flavio Serafini presidiu a mesa, que contou com a presença da irmã Lúcia Romeu, João Batista Damasceno (Juiz do TJ/RJ), Jean Costa (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), Elizabeth Silveira (Grupo Tortura Nunca Mais) e João Tancredo, do Instituto dos Defensores dos Direitos Humanos (DDH). Para o parlamentar, é fundamental relembrar esses casos dentro do contexto atual, em que a violência de Estado está cada vez maior. “Estamos vivendo uma democracia de baixa intensidade. As pessoas estão perdendo a vergonha de fazer o terror. Este é só um pequeno passo nessa luta”, afirmou o deputado.


* Com informações da equipe do deputado Flavio Serafini

Relatório Final
Clique e leia na íntegra
Pesquisas FAPERJ
Veja todas as pesquisas
Pesquisas dos Colaboradores
Nossas redes sociais
Twitter Facebook YouTube
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO