Governo do Estado do Rio de Janeiro
Acessibilidade na Web Aumentar letra Diminuir letra Letra normal
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO

Pesquisas dos Colaboradores

Na discussão para a elaboração do Relatório Final da CEV-Rio foram identificados alguns temas não contemplados pelas pesquisas em andamento e que ganharam importância nos trabalhos da Comissão, em razão de manifestação nos depoimentos colhidos ou documentos encontrados nos arquivos. A CEV-Rio convidou, então, pesquisadores externos para colaborar, ampliando as pesquisas nas seguintes frentes: empresariado, grande imprensa e dívida pública; a ditadura nas favelas cariocas; a violência contra a população negra; a perseguição a pessoas LGBT e a violência de gênero exercida pelo Estado ditatorial.

Os resultados das pesquisas foram apresentados durante Seminário "Construindo a Verdade – Pesquisas sobre a ditadura de 64 no Rio de Janeiro", no Arquivo Nacional. A atividade reuniu os sete projetos contemplados pelo edital da FAPERJ e os pesquisadores colaboradores que permitiram, com sua generosa cooperação, ampliar a perspectiva inicial que estruturou as atividades desta Comissão. Todas as pesquisas estão disponíveis em sua versão digital.

Thula Rafaela de Oliveira Pires Colorindo memórias e redefinindo olhares: ditadura militar e racismo no Rio de Janeiro. Página Arquivo PDF 1,7Mb Juliana Oakim e Marco Pestana A ditadura nas favelas do Rio de Janeiro. Página Arquivo PDF 136Kb Natacha Nicaise Ex-presas na justiça de transição brasileira:. acordar as múltiplas vozes silenciadas. Página Arquivo PDF 195Kb James Green e Renan Quinalha Ditadura e homossexualidades no estado do Rio de Janeiro. Página Arquivo PDF 166Kb Demian Melo A ditadura militar e o capitalismo brasileiro. Página Arquivo PDF 93Kb Pedro Henrique Pedreira Campos As empresas nacionais de construção e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Página Arquivo PDF 72Kb João Braga Arêas Grupos midiáticos e ditadura: estudo de caso das Organizações Globo. Página Arquivo PDF 251Kb Marcos Arruda Quem se beneficiou da Dívida Pública durante a Ditadura. Página Arquivo PDF 492Kb
Nossas redes sociais
Twitter Facebook YouTube
COMISSÃO DA VERDADE DO RIO